Leia a
crônica de Marina Colasanti e responda as questões propostas.
DE QUEM SÃO OS MENINOS DE RUA?
Eu, na rua, com pressa, e o menino segurou no meu
braço, falou qualquer coisa que não entendi. Fui logo dizendo que não tinha,
certa de que ele estava pedindo dinheiro. Não estava. Queria saber a hora.
Talvez não fosse um Menino De Família, mas também
não era um Menino De Rua. É assim que a gente divide. Menino De Família é
aquele bem-vestido com tênis da moda e camiseta de marca, que usa relógio e a
mãe dá outro se o dele for roubado por um Menino De Rua. Menino De Rua é aquele
que quando a gente passa perto segura a bolsa com força porque pensa que ele é
pivete, trombadinha, ladrão.
Ouvindo essas expressões tem-se a impressão de que
as coisas se passam muito naturalmente, uns nascendo De Família, outros
nascendo De Rua. Como se a rua, e não uma família, não um pai e uma mãe, ou
mesmo apenas uma mãe os tivesse gerado, sendo eles filhos diretos dos
paralelepípedos e das calçadas, diferentes, portanto, das outras crianças, e
excluídos das preocupações que temos com elas. É por isso, talvez, que, se
vemos uma criança bem-vestida chorando sozinha num shopping center ou num
supermercado, logo nos acercamos protetores, perguntando se está perdida, ou
precisando de alguma coisa.
Mas se vemos uma criança maltrapilha chorando num
sinal com uma caixa de chicletes na mão, engrenamos a primeira no carro e nos
afastamos pensando vagamente no seu abandono.
Na verdade, não existem meninos De Rua. Existem
meninos NA rua. E toda vez que um menino está NA rua é porque alguém o botou
lá. Os meninos não vão sozinhos aos lugares. Assim como são postos no mundo,
durante muitos anos também são postos onde quer que estejam. Resta ver quem os
põe na rua. E por quê.
No Brasil temos 36 milhões de crianças carentes. Na
China existem 35 milhões de crianças superprotegidas. São filhos únicos
resultantes da campanha Cada Casal um Filho, criada pelo governo em 1979 para
evitar o crescimento populacional. O filho único, por receber afeto "em
demasia", torna-se egoísta, preguiçoso, dependente, e seu rendimento é
inferior ao de uma criança com irmãos. Para contornar o problema, já existem na
China 30 mil escolas especiais. Mas os educadores admitem que "ainda não
foram desenvolvidos métodos eficazes para eliminar as deficiências dos filhos
únicos".
O Brasil está mais adiantado. Nossos educadores sabem
perfeitamente o que seria necessário para eliminar as deficiências das crianças
carentes. Mas aqui também os "métodos ainda não foram desenvolvidos".
Quando eu era criança, ouvi contar muitas vezes a
história de João e Maria, dois irmãos filhos de pobres lenhadores, em cuja casa
a fome chegou a um ponto em que, não havendo mais comida nenhuma, foram levados
pelo pai ao bosque, e ali abandonados. Não creio que os 7 milhões de crianças
brasileiras abandonadas conheçam a história de João e Maria. Se conhecessem
talvez nem vissem a semelhança. Pois João e Maria tinham uma casa de verdade,
um casal de pais, roupas e sapatos. João e Maria tinham
começado a vida como Meninos De Família, e pelas mãos do pai foram levados ao
abandono.
Quem leva nossas crianças ao abandono? Quando
dizemos "crianças abandonadas" subentendemos que foram abandonadas
pela família, pelos pais. E, embora penalizados, circunscrevemos o problema ao
âmbito familiar, de uma família gigantesca e generalizada, à qual não pertencemos
e com a qual não queremos nos meter. Apaziguamos assim nossa consciência,
enquanto tratamos, isso sim, de cuidar amorosamente de nossos próprios filhos,
aqueles que "nos pertencem".
Mas, embora uma criança possa ser abandonada pelos
pais, ou duas ou dez crianças possam ser abandonadas pela família, 7 milhões de
crianças só podem ser abandonadas pela coletividade. Até recentemente, tínhamos
o direito de atribuir esse abandono ao governo, e responsabilizá-lo. Mas, em
tempos de Nova República*, quando queremos que os cidadãos sejam o governo, já
não podemos apenas passar adiante a responsabilidade. A hora chegou, portanto,
de irmos ao bosque, buscar as crianças brasileiras que ali foram deixadas.
(COLASANTI,
Marina. A casa das palavras. São Paulo: Ática, 2002.)
a) A que
Gênero Textual esse texto pertence?
b) Qual o
objetivo desse texto?
2-
Elabore um comentário sobre a crônica de Marina Colasanti, a partir das frases
"Não existem meninos de rua. Existem meninos na rua."
3. Quais
os tipos de meninos a que a autora se refere no texto? E como ela os
diferencia?
4. De
acordo com o texto de quem seria a culpa por existir tantas crianças
abandonadas no Brasil?
5.
Indique uma possível solução para esse problema brasileiro?
COLÉGIO
|
MUNICIPAL JOSÉ MENDES
DE ANDRADE
|
LÍNGUA PORTUGUESA
|
1.
Leia o texto a seguir:
A CIGARRA E A FORMIGA
Num belo
dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar suas
reservas de comida. Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado molhados.
De repente aparece uma cigarra:
- Por favor, formiguinhas, me deem um pouco de comida!
As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra seus princípios, e perguntaram:
-Mas por que? O que você fez durante o verão? Por acaso não se lembrou de guardar comida para o inverno?
Falou a cigarra:
-Para falar a verdade, não tive tempo, Passei o verão todo cantando!
Falaram as formigas:
-Bom... Se você passou o verão todo cantando, que tal passar o inverno dançando? E voltaram para o trabalho dando risadas.
- Por favor, formiguinhas, me deem um pouco de comida!
As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra seus princípios, e perguntaram:
-Mas por que? O que você fez durante o verão? Por acaso não se lembrou de guardar comida para o inverno?
Falou a cigarra:
-Para falar a verdade, não tive tempo, Passei o verão todo cantando!
Falaram as formigas:
-Bom... Se você passou o verão todo cantando, que tal passar o inverno dançando? E voltaram para o trabalho dando risadas.
Fábula de ESOPO
Moral da
história:
Os
preguiçosos colhem o que merecem.
a)
Retire o sujeito da oração “Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o
maior trabalho”:
______________________________________________________
b)
Ainda na mesma oração, retire o predicado.
______________________________________________________
c)
Como se classifica o sujeito da oração?
______________________________________________________
d)
O predicado da oração é classificado em:
( ) verbal
( ) nominal
( ) verbo-nominal
2.
Leia:
A RAPOSA E AS UVAS
Fábula de Esopo
Morta de
fome, uma raposa foi até um vinhedo sabendo que ia encontrar muita uva. A safra
tinha sido excelente. Ao ver a parreira carregada de cachos enormes, a raposa
lambeu os beiços. Só que sua alegria durou pouco: por mais que tentasse, não
conseguia alcançar as uvas. Por fim, cansada de tantos esforços inúteis,
resolveu ir embora, dizendo:
- Por
mim, quem quiser essas uvas pode levar. Estão verdes, estão azedas, não me
servem. Se alguém me desse essas uvas eu não comeria.
Moral da
história:
Desprezar o que não se consegue conquistar é fácil.
a)
Qual é o sujeito da oração “Uma raposa foi até um vinhedo”?
______________________________________________________________________
b)
Que tipo de sujeito aparece em “Lambeu os beiços”?
______________________________________________________________________
c)
Retire o predicado da oração “As uvas estão verdes e azedas” e
classifique-o.
______________________________________________________________________
3.
Leia as orações a seguir, retire o sujeito e classifique-o.
a)
Uma cigarra apareceu.
______________________________________________________________________
b)
A safra estava excelente.
______________________________________________________________________
c)
O monstro e Bela eram amigos.
______________________________________________________________________
d)
Retornou ao palácio e encontrou Bela no chão.
______________________________________________________________________
e)
Levaram vários dias para que voltassem.
_____________________________________________________________________
4.
Assinale a alternativa cujo predicado é verbo-nominal.
a)
Uma viúva econômica e zelosa tinha duas empregadas.
b)
O espetáculo é fashion.
c)
Achei o espetáculo clean.
d)
O menino caminhava pelas ruas.
e)
Os alunos caminhavam apressados.
5.
Qual das orações a seguir não existe sujeito?
1) Há vários estudantes no show de calouros.
2) Existiam vários alunos no show.
3) João e Maria corriam pelo parque.
4) Tocaram a campainha de sua casa.
5) José tocou flauta no concerto.
6.
Complete as frases a seguir com o predicado indicado entre parênteses.
a)
João .................................................................................................................
(pred. verbal)
b)
Os alunos .............................................................................................
(pred.verbo-nominal)
c)
Os funcionários .............................................................................................(pred.
nominal)
d)
Os professores
..................................................................................................(pred.
verbal)
e)
A escola ...............................................................................................(pred.
verbo-nominal)
Revisão:
Termos essenciais da oração
1-
“Quando me procurar o desencanto, eu direi, sereno e confiante,
que a vida não foi de todo inútil.”
O sujeito
de procurar é:
a)
Indeterminado b) Eu (elíptico) c)
O desencanto d) Me e)
Inexistente
2- Observe as orações seguintes:
2- Observe as orações seguintes:
1.
Dizem por
aí tantas coisas…
2.
Nesta
faculdade escolhem muito bem os alunos.
3.
Obedece-se
aos mestres.
O
sujeito está indeterminado:
a)
Somente na 1.
b) Na 2 somente.
c) Na 3 somente.
d) Em duas delas somente.
e) Nas três orações.
b) Na 2 somente.
c) Na 3 somente.
d) Em duas delas somente.
e) Nas três orações.
3- Só num
caso a oração é sem sujeito.
Identifique-a:
a)
Faltavam três dias para o batismo.
b) Houve por improcedente a reclamação do aluno.
c) Só me resta uma esperança.
d) Havia tempo suficiente para as comemorações.
e) N.d.a.
b) Houve por improcedente a reclamação do aluno.
c) Só me resta uma esperança.
d) Havia tempo suficiente para as comemorações.
e) N.d.a.
4-
“Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante…”
O sujeito
da afirmação com que se inicia o Hino Nacional é:
a)
Indeterminado.
b) Um povo heroico.
c) As margens plácidas do Ipiranga.
d) Do Ipiranga.
e) O brado retumbante.
b) Um povo heroico.
c) As margens plácidas do Ipiranga.
d) Do Ipiranga.
e) O brado retumbante.
5-
Observe a estrofe:
“Lembra-me
que, em certo dia,
Na rua, ao sol de verão,
Envenenado morria
Um pobre cão.”
Na rua, ao sol de verão,
Envenenado morria
Um pobre cão.”
Aparece
aí a inversão do:
a) Objeto
direto: um pobre cão.
b) Sujeito: um pobre cão.
c) Sujeito: certo dia.
d) Predicado: lembra-me.
e) Predicativo do sujeito: me.
b) Sujeito: um pobre cão.
c) Sujeito: certo dia.
d) Predicado: lembra-me.
e) Predicativo do sujeito: me.
6- Na
oração: “Mas uma diferença houve!” , o sujeito é:
a)
Agente.
b) Indeterminado.
c) Paciente.
d) Inexistente.
e) Oculto.
b) Indeterminado.
c) Paciente.
d) Inexistente.
e) Oculto.
7- Em:
“Retira-te, criatura ávida de vingança!”, o sujeito é:
a) Te
b) Inexistente
c) Oculto determinado
d) Criatura
e) N.d.a.
b) Inexistente
c) Oculto determinado
d) Criatura
e) N.d.a.
8-
identifique a alternativa correta em relação à classificação dos predicado das
orações a seguir:
1.
Todos nós
consideramos a sua atitude infantil.
2.
A
multidão caminhava pela estrada poeirenta.
3.
A
criançada continua emocionada.
a) 1-
predicado verbal, 2- predicado nominal, 3- predicado verbo-nominal
b) 1- predicado nominal, 2- predicado verbal, 3- predicado verbo-nominal
c) 1- predicado verbo-nominal, 2- predicado verbal, 3- predicado nominal
d) 1- predicado verbo-nominal, 2- predicado verbal, 3- predicado verbal
e) 1- predicado nominal, 2- predicado verbal, 3- predicado verbo-nominal
b) 1- predicado nominal, 2- predicado verbal, 3- predicado verbo-nominal
c) 1- predicado verbo-nominal, 2- predicado verbal, 3- predicado nominal
d) 1- predicado verbo-nominal, 2- predicado verbal, 3- predicado verbal
e) 1- predicado nominal, 2- predicado verbal, 3- predicado verbo-nominal
9- No
período:
“As
águias e os astros amam esta região azul, vivem nesta região azul, palpitam
nesta região azul.”
Temos:
a)
Um predicado verbal e dois verbo-nominais, havendo nos dois últimos, o
complemento predicativo do objeto.
b) Três predicados verbais, sendo que, no primeiro, o complemento é o
objeto direto, e, nos dois últimos, o objeto indireto.
c) Três predicados verbo-nominais, havendo, no último, o complemento
predicativo do sujeito.
d) Três predicados verbais, havendo, em apenas um deles, o complemento objeto direto.
e) Três predicados verbais formados por verbos intransitivos.
10- “O
sol entra cada dia mais tarde, pálido, fraco, oblíquo”, “O sol brilhou um
pouquinho pela manhã.”. Pela ordem, os predicados das orações classificam-se
como:
a)
Nominal e verbo-nominal
b) Verbal e nominal
c) Verbal e verbo-nominal
d) Verbo-nominal e nominal
e) Verbo-nominal e verbal
b) Verbal e nominal
c) Verbal e verbo-nominal
d) Verbo-nominal e nominal
e) Verbo-nominal e verbal
11- I.
Pedro está adoentado.
II. Pedro está no hospital.
a)
O predicado é verbal em I e II.
b) O predicado é nominal em I e II.
c) O predicado é verbo-nominal em I e II.
d) O predicado é verbal em I e nominal em II.
e) O predicado é nominal em I e verbal em II.
b) O predicado é nominal em I e II.
c) O predicado é verbo-nominal em I e II.
d) O predicado é verbal em I e nominal em II.
e) O predicado é nominal em I e verbal em II.
12-
Assinale uma das alternativas em que aparece um predicado verbo-nominal:
a) Os
viajantes chegaram cedo ao destino.
b) Demitiram o secretário da instituição.
c) Nomearam as novas ruas da cidade.
d) Compareceram todos atrasados à reunião.
e) Estava irritado com as brincadeiras.
b) Demitiram o secretário da instituição.
c) Nomearam as novas ruas da cidade.
d) Compareceram todos atrasados à reunião.
e) Estava irritado com as brincadeiras.
13- “Na
manhã seguinte, desci um pouco amargurado, outro pouco satisfeito.” Indique a
alternativa que contém o predicado do mesmo tipo que o do período acima.
a) Esta
injúria merecia ser lavada com o sangue dos inimigos.
b) Na tarde de uma segunda-feira, anunciei-lhe um pouco da minha tristeza,
outro pouco da minha satisfação.
c) Recebeu convicto e com certa afeição as verdades do filósofo.
d) Mas eu era moço à semelhança do meu tio Neves.
e) Naqueles dias eram tantos os castelos e sonhos esboroados…
b) Na tarde de uma segunda-feira, anunciei-lhe um pouco da minha tristeza,
outro pouco da minha satisfação.
c) Recebeu convicto e com certa afeição as verdades do filósofo.
d) Mas eu era moço à semelhança do meu tio Neves.
e) Naqueles dias eram tantos os castelos e sonhos esboroados…
14-
Assinale a alternativa correspondente ao período onde há predicativo do
sujeito:
a) Como o
povo anda tristonho!
b) Agradou ao chefe o novo funcionário.
c) Ele nos garantiu que viria.
d) No Rio não faltam diversões.
e) O aluno ficou sabendo hoje cedo de sua aprovação.
b) Agradou ao chefe o novo funcionário.
c) Ele nos garantiu que viria.
d) No Rio não faltam diversões.
e) O aluno ficou sabendo hoje cedo de sua aprovação.
15- Em
uma das alternativas seguintes, o predicativo inicia o período. Assinale-a:
a) A
dificílima viagem será realizada pelo homem.
b) Em suas próprias inexploradas entranhas descobrirá a alegria de conviver.
c) Humanizado tornou-se o sol com a presença humana.
d) Depois da dificílima viagem, o homem ficará satisfeito?
e) O homem procura a si mesmo nas viagens a outros mundos.
b) Em suas próprias inexploradas entranhas descobrirá a alegria de conviver.
c) Humanizado tornou-se o sol com a presença humana.
d) Depois da dificílima viagem, o homem ficará satisfeito?
e) O homem procura a si mesmo nas viagens a outros mundos.
16-
Assinale a alternativa em que aprece predicado verbo-nominal:
a) A
chuva permanecia calma.
b) A tempestade assustou os habitantes da vila.
c) Paulo ficou satisfeito.
d) Os meninos saíram do cinema calados.
e) Os alunos estavam preocupados.
b) A tempestade assustou os habitantes da vila.
c) Paulo ficou satisfeito.
d) Os meninos saíram do cinema calados.
e) Os alunos estavam preocupados.
17- O
professor entrou apressado.
O
destaque indica:
a)
Predicado nominal
b) Predicado verbo-nominal
c) Predicado verbal
d) Adjunto adverbial
e) N.d.a
b) Predicado verbo-nominal
c) Predicado verbal
d) Adjunto adverbial
e) N.d.a
18- Na
oração: “A inspiração é fugaz, violenta”, podemos afirmar que o predicado é:
a)
Verbo-nominal, porque o verbo é de ligação e vem seguido de dois predicativos.
b) Nominal, porque o verbo é de ligação.
c) Verbal porque o verbo é de ligação e são atribuídas duas caracterizações
ao sujeito.
d) Verbo-nominal, porque o verbo é de ligação e vem seguido de dois
advérbios de modo.
e) Nominal, porque o verbo tem sua significação completada por dois nomes que funcionam como adjuntos adnominais.
b) Nominal, porque o verbo é de ligação.
c) Verbal porque o verbo é de ligação e são atribuídas duas caracterizações
ao sujeito.
d) Verbo-nominal, porque o verbo é de ligação e vem seguido de dois
advérbios de modo.
e) Nominal, porque o verbo tem sua significação completada por dois nomes que funcionam como adjuntos adnominais.
19- Nas
orações: A pesquisa da Mac Can reserva ainda uma surpresa” e “…os jovens estão
mais ágeis”, temos, respectivamente:
a)
Predicado verbo-nominal e predicado verbal
b) Predicado verbal e predicado verbo-nominal
c) Predicado verbal e predicado nominal
e) Predicado verbal e predicado verbal
b) Predicado verbal e predicado verbo-nominal
c) Predicado verbal e predicado nominal
e) Predicado verbal e predicado verbal
Texto:
Planeta Água
Guilherme
Arantes
Água
que nasce na fonte
Serena
do mundo
E
que abre um
Profundo
grotão
Água
que faz inocente
Riacho
e deságua
Na
corrente do ribeirão...
Águas
escuras dos rios
Que
levam
A
fertilidade ao sertão
Águas
que banham aldeias
E
matam a sede da população...
Águas
que caem das pedras
No
véu das cascatas
Ronco
de trovão
E
depois dormem tranqüilas
No
leito dos lagos
No
leito dos lagos...
Água
dos igarapés
Onde
Iara, a mãe d'água
É
misteriosa canção
Água
que o sol evapora
Pro
céu vai embora
Virar
nuvens de algodão...
Gotas
de água da chuva
Alegre
arco-íris
Sobre
a plantação
Gotas
de água da chuva
Tão
tristes, são lágrimas
Na
inundação...
Águas
que movem moinhos
São
as mesmas águas
Que
encharcam o chão
E
sempre voltam humildes
Pro
fundo da terra Pro fundo da terra...
Terra!
Planeta Água
Terra!
Planeta Água Terra! Planeta Água...(2x)
Texto:
Planeta Água
Guilherme
Arantes
Água
que nasce na fonte
Serena
do mundo
E
que abre um
Profundo
grotão
Água
que faz inocente
Riacho
e deságua
Na
corrente do ribeirão...
Águas
escuras dos rios
Que
levam
A
fertilidade ao sertão
Águas
que banham aldeias
E
matam a sede da população...
Águas
que caem das pedras
No
véu das cascatas
Ronco
de trovão
E
depois dormem tranqüilas
No
leito dos lagos
No
leito dos lagos...
Água
dos igarapés
Onde
Iara, a mãe d'água
É
misteriosa canção
Água
que o sol evapora
Pro
céu vai embora
Virar
nuvens de algodão...
Gotas
de água da chuva
Alegre
arco-íris
Sobre
a plantação
Gotas
de água da chuva
Tão
tristes, são lágrimas
Na
inundação...
Águas
que movem moinhos
São
as mesmas águas
Que
encharcam o chão
E
sempre voltam humildes
Pro
fundo da terra Pro fundo da terra...
Terra!
Planeta Água
Terra!
Planeta Água Terra! Planeta Água...(2x)
Após a audição da música – Planeta
água , respondam às questões seguinte:
1. Nessa canção, Guilherme Arantes,
descreve o percurso realizado pelas águas.
a. Qual é o verbo que indica o início
desse percurso?
b. Qual verbo indica o seu final?
2.a. Retire do texto os verbos
que indicam ação. _________________________________________
b. Qual é o sujeito desses verbos?
3. Aponte o complemento dos verbos
seguintes: abre, faz, levam, banham, matam, movem,
encharcam e evapora.
4. O sujeito é o termo que estabelece com o verbo uma relação de concordância.
Exemplifique a afirmação acima com
frases retiradas do texto.
5. Compare os verbos nas frases:
Águas que caem das pedras...; dormem no leito dos lagos; vai-se pro céu... Água que nasce na fonte...; voltam pro fundo da
terra...
a. Qual desse verbos já traz em si a
informação a ser dada, isto é, não necessita de outras para lhe completar o
sentido?
b. Quais são os verbos que, apesar
de conterem em si a informação a ser dada, são acompanhados de
expressões circunstanciais indispensáveis à construção do sentido
veiculado no contexto?
6. Observe os verbos presentes nas
três primeiras estrofes da canção.
a. São verbos significativos ou de
ligação?
b. Qual o tipo de predicado presentes
nessas estrofes?
c. Considerando que:
- O predicado verbal indica a ação realizada pelo sujeito da oração
- O predicado nominal indica características do sujeito, como qualidade e
estado.
Responda: por que há esse único tipo de
predicado nessas estrofes?
7. Os verbos também contribuem para
expressar estado. Observe o verso abaixo. Veja que ao suprimir o
verbo de ligação a informação não foi alterada.
Gotas
de água da chuva são lágrimas da inundação. Gotas de água da chuva: lágrimas da
inundação.
a. Reescreva a última frase da canção,
substituindo a vírgula por um verbo.
b. Qual verbo você usou para
reescrever o último verso da questão?
c. Como se classifica o predicado da
frase reescrita? Por quê?
8. Você concorda com a indicação do
autor de que o nome do planeta poderia ser Água?
Justifique.
Excelente!
ResponderExcluirGostei demais dos exercícios! Posso ter as respostas para conferir e tirar as dúvidas? Meu nome é Geraldo. Obrigado!
ResponderExcluirGostei muito poderia mandar as respostas para eu conferir
Excluir#muito bom
ResponderExcluirobrigada me ajudou muito para as provas!
ResponderExcluiradorei , gostei muito vou usar para a prova. obrigada
ResponderExcluirOlá! poderia me enviar o gabarito? Obrigada! carinelansky@hotmail.com
ResponderExcluirOlá! poderia me enviar o gabarito? Obrigada! carinelansky@hotmail.com
ResponderExcluiroi! Adorei, poderia me enviar o gabarito? obrigada, lianefaccienda@gmail.com
ResponderExcluirBoa Tarde!! Adorei as questões. Será que poderia me enviar o gabarito?? Obrigada.
ExcluirOlá! Por favor, poderia enviar-me o gabarito desta atividade? Meu e-mail é ma-sam2308@hotmail.com
ResponderExcluirObrigada!
Bom dia, tens o gabarito?
ResponderExcluirBom dia, tens o gabarito?
ResponderExcluirOLA
ResponderExcluirgostaria do gabarito!
ResponderExcluirgostaria do gabarito!
ResponderExcluirenvia o gabarito por favor....ditinha25@hotmail.com
ResponderExcluirmuito bom
ResponderExcluirexcelente atividades, se puder me envie o gabarito daniela_reissantana@hotmail.com
ResponderExcluirgostaria do gabarito para poder estudar com meu neto.
ResponderExcluirmvgallea@gmail.com
Ótimos poderia enviar o gabarito? celianapv@yahoo.com.br
ResponderExcluirOlá, gostei muito, vou usar em minhas aulas. Poderia enviar o gabarito para andreiaangell@hotmail.com
ResponderExcluirObrigada.
Olá, gostei muito, vou usar em minhas aulas. Poderia enviar o gabarito para andreiaangell@hotmail.com
ResponderExcluirObrigada.
excelentes atividades, se puder me envie o gabarito flaviocouto@outlook.com.br
ResponderExcluirOlá Estou tentando ajudar a meu filho com este assunto. Ele terá prova e precisa recuperar a nota os exercicios esão otimos, poderia me enviar o gabarito? lorenamarcia4@gmail.com
ResponderExcluirAmei,por favor me envia o gabarito . grececristinas@gmail.com
ResponderExcluirEstou estudando e gostaria de obter as respostas para simples conferencia. Meu e-mail: glacymguimaraes@gmail.com
ResponderExcluirEstou estudando e gostaria de obter as respostas para simples conferencia. Meu e-mail: glacymguimaraes@gmail.com
ResponderExcluirpor favor poderia me mandar o gabarito pois estou estudando com meu filho. guilhermepazcoutinho@gmail.com
ResponderExcluirpor favor uma mãe aflita ..preciso do gabarito ..não sou da área de português ..sou mãe e estou tentando ajudar estudando com meu filho o e-mail está no nome dele mas tb tenho o meu que pouco uso jaquelinealvespaz@gmail.com
ResponderExcluirpor favor uma mãe aflita ..preciso do gabarito ..não sou da área de português ..sou mãe e estou tentando ajudar estudando com meu filho o e-mail está no nome dele mas tb tenho o meu que pouco uso jaquelinealvespaz@gmail.com
ResponderExcluirpor favor poderia me mandar o gabarito pois estou estudando com meu filho. guilhermepazcoutinho@gmail.com
ResponderExcluirVocês querem o gabarito de todas as questões ou alguma específica?
ResponderExcluirOtima a atividade, ME ENVIE O GABARITO. POR FAVOR
Excluirflaviaa422@gmail.com
Vocês querem o gabarito de todas as questões ou alguma específica?
ResponderExcluirSim, de todas! Você poderia postar no site? Todos querem!
ExcluirGOSTARIA DO GABARITO DE TODAS AS QUESTÕES PARA ONTEM . É POSSÍVEL?
ResponderExcluirMEU EMAIL É vesouza3@gmail.com AGRADEÇO DESDE JÁ.
VENÂNCIA MOREIRA
Gostei muito dos exercícios preciso do gabarito estou tentando muito ajudar meu filho obrigada vivianedeasis_psi31@hotmail.com
ResponderExcluirBom dia adorei os exercícios poderia mandar o gabarito meu mail prof.aparecidasouza@gmail.com.
ResponderExcluirPosta o gabarito. Atividades ótimas.
ResponderExcluirPosta o gabarito. Atividades ótimas.
ResponderExcluirÓTIMAS, PODERIA ENVIAR O GABARITO?
ResponderExcluirGostei muito! Poderia me enviar o gabarito tb?
ResponderExcluirtathy_fernandes@hotmail.com
Obrigada! Beijos!
Olá! Poderia me mandar o gabarito? yjuhfyt@gmail.com
ResponderExcluirGostei!! Poderia me enviar o gabarito de todas as questões, por favor? ( dite2014@hotmail.com)
ResponderExcluirGostei!! Poderia me enviar o gabarito de todas as questões, por favor? ( dite2014@hotmail.com)
ResponderExcluirPoderia me encaminhar o gabarito das questões? nmgandra@gmail.com
ResponderExcluirObrigada!
Poderia me encaminhar o gabarito das questões? vanuzavsp@gmail.com
ResponderExcluirBoa noite, gostaria de receber o gabarito para ajudar minha sobrinha nas questões,poderia me enviar?
ResponderExcluiròtimas questões! Poderia enviar o gabarito? paolasouza089@gmail.com
ResponderExcluirOlá.
ResponderExcluirpoderia me enviaro gabarito, por favor? mirna.buccini@gmail.com
Ótimo! Poderia me enviar o gabarito? Meu email:robertocostarc5@gmail.com
ResponderExcluirÓtimo! Poderia me enviar o gabarito? Meu email:robertocostarc5@gmail.com
ResponderExcluirolá, poderia me enviar o gabarito? e-mail: blumeedinara@gmail.com
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirpor favor, poderia enviar o gabarito da atividade com a música planeta água de guilherme arantes?obrigado
ResponderExcluiremail: gm.cervi@gmail.com
Poderias me enviar o gabarito da atividade da fábula "a cigarra e a formiga?
ResponderExcluirpor favor mande me o gabarito
ResponderExcluireduardobolduan02@gmail.com
Alguém conseguiu o gabarito? Pode me enviar? alp.gat@gmail.com
ResponderExcluirbom dia queria o gabarito da atividade do planeta água. crisdrumond@hotmail.com
ResponderExcluirBoa tarde. se possivel gostaria do gabarito de todas as tarefas postadas.
ResponderExcluirleds2005@hotmail.com
gostaria de obter o gabarito. cristinabispus@hotmail.com
ResponderExcluirÓtima atividade, gostarei do gabarito. alluapycar@hotmail.com
ResponderExcluirObrigada!
Olá boa tarde!
ResponderExcluirÓtima atividade, gostei muito! Poderia , por gentileza, enviar gabarito?!
Obrigada!
Onde está o gabarito?
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