sexta-feira, 31 de maio de 2013

ATIVIDADES DO 8º ANO

Leia a crônica de Marina Colasanti e responda as questões propostas.

DE QUEM SÃO OS MENINOS DE RUA?

Eu, na rua, com pressa, e o menino segurou no meu braço, falou qualquer coisa que não entendi. Fui logo dizendo que não tinha, certa de que ele estava pedindo dinheiro. Não estava. Queria saber a hora.
Talvez não fosse um Menino De Família, mas também não era um Menino De Rua. É assim que a gente divide. Menino De Família é aquele bem-vestido com tênis da moda e camiseta de marca, que usa relógio e a mãe dá outro se o dele for roubado por um Menino De Rua. Menino De Rua é aquele que quando a gente passa perto segura a bolsa com força porque pensa que ele é pivete, trombadinha, ladrão.
Ouvindo essas expressões tem-se a impressão de que as coisas se passam muito naturalmente, uns nascendo De Família, outros nascendo De Rua. Como se a rua, e não uma família, não um pai e uma mãe, ou mesmo apenas uma mãe os tivesse gerado, sendo eles filhos diretos dos paralelepípedos e das calçadas, diferentes, portanto, das outras crianças, e excluídos das preocupações que temos com elas. É por isso, talvez, que, se vemos uma criança bem-vestida chorando sozinha num shopping center ou num supermercado, logo nos acercamos protetores, perguntando se está perdida, ou precisando de alguma coisa.
Mas se vemos uma criança maltrapilha chorando num sinal com uma caixa de chicletes na mão, engrenamos a primeira no carro e nos afastamos pensando vagamente no seu abandono.
Na verdade, não existem meninos De Rua. Existem meninos NA rua. E toda vez que um menino está NA rua é porque alguém o botou lá. Os meninos não vão sozinhos aos lugares. Assim como são postos no mundo, durante muitos anos também são postos onde quer que estejam. Resta ver quem os põe na rua. E por quê.
No Brasil temos 36 milhões de crianças carentes. Na China existem 35 milhões de crianças superprotegidas. São filhos únicos resultantes da campanha Cada Casal um Filho, criada pelo governo em 1979 para evitar o crescimento populacional. O filho único, por receber afeto "em demasia", torna-se egoísta, preguiçoso, dependente, e seu rendimento é inferior ao de uma criança com irmãos. Para contornar o problema, já existem na China 30 mil escolas especiais. Mas os educadores admitem que "ainda não foram desenvolvidos métodos eficazes para eliminar as deficiências dos filhos únicos".
O Brasil está mais adiantado. Nossos educadores sabem perfeitamente o que seria necessário para eliminar as deficiências das crianças carentes. Mas aqui também os "métodos ainda não foram desenvolvidos".
Quando eu era criança, ouvi contar muitas vezes a história de João e Maria, dois irmãos filhos de pobres lenhadores, em cuja casa a fome chegou a um ponto em que, não havendo mais comida nenhuma, foram levados pelo pai ao bosque, e ali abandonados. Não creio que os 7 milhões de crianças brasileiras abandonadas conheçam a história de João e Maria. Se conhecessem talvez nem vissem a semelhança. Pois João e Maria tinham uma casa de verdade, um casal de pais, roupas e sapatos. João e Maria tinham começado a vida como Meninos De Família, e pelas mãos do pai foram levados ao abandono.
Quem leva nossas crianças ao abandono? Quando dizemos "crianças abandonadas" subentendemos que foram abandonadas pela família, pelos pais. E, embora penalizados, circunscrevemos o problema ao âmbito familiar, de uma família gigantesca e generalizada, à qual não pertencemos e com a qual não queremos nos meter. Apaziguamos assim nossa consciência, enquanto tratamos, isso sim, de cuidar amorosamente de nossos próprios filhos, aqueles que "nos pertencem".
Mas, embora uma criança possa ser abandonada pelos pais, ou duas ou dez crianças possam ser abandonadas pela família, 7 milhões de crianças só podem ser abandonadas pela coletividade. Até recentemente, tínhamos o direito de atribuir esse abandono ao governo, e responsabilizá-lo. Mas, em tempos de Nova República*, quando queremos que os cidadãos sejam o governo, já não podemos apenas passar adiante a responsabilidade. A hora chegou, portanto, de irmos ao bosque, buscar as crianças brasileiras que ali foram deixadas.
(COLASANTI, Marina. A casa das palavras. São Paulo: Ática, 2002.)

a) A que Gênero Textual esse texto pertence?

b) Qual o objetivo desse texto?

2- Elabore um comentário sobre a crônica de Marina Colasanti, a partir das frases "Não existem meninos de rua. Existem meninos na rua."

3. Quais os tipos de meninos a que a autora se refere no texto? E como ela os diferencia?

4. De acordo com o texto de quem seria a culpa por existir tantas crianças abandonadas no Brasil?


5. Indique uma possível solução para esse problema brasileiro?
            

COLÉGIO
MUNICIPAL JOSÉ MENDES DE ANDRADE




LÍNGUA PORTUGUESA





EXERCÍCIOS DE REVISÃO - TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO (SUJEITO E PREDICADO)

1.       Leia o texto a seguir:

A CIGARRA E A FORMIGA

Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho para secar suas reservas de comida. Depois de uma chuvarada, os grãos tinham ficado molhados. De repente aparece uma cigarra:
           - Por favor, formiguinhas, me deem um pouco de comida!
As formigas pararam de trabalhar, coisa que era contra seus princípios, e perguntaram:
           -Mas por que? O que você fez durante o verão? Por acaso não se lembrou de guardar comida para o inverno?
            Falou a cigarra:
            -Para falar a verdade, não tive tempo, Passei o verão todo cantando!
            Falaram as formigas:
            -Bom... Se você passou o verão todo cantando, que tal passar o inverno dançando? E voltaram para o trabalho dando risadas.

Fábula de ESOPO
                                                                                                                      
Moral da história:
Os preguiçosos colhem o que merecem.

a)      Retire o sujeito da oração “Num belo dia de inverno as formigas estavam tendo o maior trabalho”:
______________________________________________________
b)      Ainda na mesma oração, retire o predicado.
______________________________________________________
c)       Como se classifica o sujeito da oração?
______________________________________________________
d)      O predicado da oração é classificado em:
(    ) verbal
(    ) nominal
(    ) verbo-nominal


2.       Leia:

A RAPOSA E AS UVAS
Fábula de Esopo

Morta de fome, uma raposa foi até um vinhedo sabendo que ia encontrar muita uva. A safra tinha sido excelente. Ao ver a parreira carregada de cachos enormes, a raposa lambeu os beiços. Só que sua alegria durou pouco: por mais que tentasse, não conseguia alcançar as uvas. Por fim, cansada de tantos esforços inúteis, resolveu ir embora, dizendo:
- Por mim, quem quiser essas uvas pode levar. Estão verdes, estão azedas, não me servem. Se alguém me desse essas uvas eu não comeria.

Moral da história: Desprezar o que não se consegue conquistar é fácil.

a)      Qual é o sujeito da oração “Uma raposa foi até um vinhedo”?
______________________________________________________________________
b)      Que tipo de sujeito aparece em “Lambeu os beiços”?
______________________________________________________________________
c)       Retire o predicado da oração  “As uvas estão verdes e azedas” e classifique-o.
______________________________________________________________________
3.       Leia as orações a seguir, retire o sujeito e classifique-o.
a)      Uma cigarra apareceu.
______________________________________________________________________
b)      A safra estava excelente.
______________________________________________________________________
c)       O monstro e Bela eram amigos.
______________________________________________________________________
d)      Retornou ao palácio e encontrou Bela no chão.
______________________________________________________________________
e)      Levaram vários dias para que voltassem.
_____________________________________________________________________

4.       Assinale a alternativa cujo predicado é verbo-nominal.
a)      Uma viúva econômica e zelosa tinha duas empregadas.
b)      O espetáculo é fashion.
c)       Achei o espetáculo clean.
d)      O menino caminhava pelas ruas.
e)      Os alunos caminhavam apressados.

5.       Qual das orações a seguir não existe sujeito?

1)     Há vários estudantes no show de       calouros.
2)     Existiam vários alunos no show.
3)     João e Maria corriam pelo parque.
4)     Tocaram a campainha de sua casa.
5)     José tocou flauta no concerto.


6.       Complete as frases a seguir com o predicado indicado entre parênteses.
a)      João ................................................................................................................. (pred. verbal)
b)      Os alunos ............................................................................................. (pred.verbo-nominal)
c)       Os funcionários .............................................................................................(pred. nominal)
d)      Os professores ..................................................................................................(pred. verbal)
e)      A escola ...............................................................................................(pred. verbo-nominal)

Revisão: Termos essenciais da oração
1- “Quando me procurar o desencanto, eu direi, sereno e confiante, que a vida não foi de todo inútil.”
O sujeito de procurar é:
a) Indeterminado            b) Eu (elíptico)      c) O desencanto            d) Me          e) Inexistente


2- Observe as orações seguintes:
1.    Dizem por aí tantas coisas…
2.    Nesta faculdade escolhem muito bem os alunos.
3.    Obedece-se aos mestres.
 O sujeito está indeterminado:


a) Somente na 1.
b) Na 2 somente.
c) Na 3 somente.
d) Em duas delas somente.
e) Nas três orações.



3- Só num caso a oração é sem sujeito.
Identifique-a:


a) Faltavam três dias para o batismo.
b) Houve por improcedente a reclamação do aluno.
c) Só me resta uma esperança.
d) Havia tempo suficiente para as comemorações.
e)  N.d.a.



4- “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
     De um povo heróico o brado retumbante…”
O sujeito da afirmação com que se inicia o Hino Nacional é:
a) Indeterminado.
b) Um povo heroico.
c) As margens plácidas do Ipiranga.
d) Do Ipiranga.
e) O brado retumbante.
5- Observe a estrofe:
“Lembra-me que, em certo dia,
Na rua, ao sol de verão,
Envenenado morria
Um pobre cão.”
Aparece aí a inversão do:


a) Objeto direto: um pobre cão.
b) Sujeito: um pobre cão.
c) Sujeito: certo dia.
d) Predicado: lembra-me.
e) Predicativo do sujeito: me.



6- Na oração: “Mas uma diferença houve!” , o sujeito é:


a) Agente.
b) Indeterminado.
c) Paciente.
d) Inexistente.
e) Oculto.



7- Em: “Retira-te, criatura ávida de vingança!”, o sujeito é:


a) Te
b) Inexistente
c) Oculto determinado
d) Criatura
e) N.d.a.



8- identifique a alternativa correta em relação à classificação dos predicado das orações a seguir:
1.    Todos nós consideramos a sua atitude infantil.
2.    A multidão caminhava pela estrada poeirenta.
3.    A criançada continua emocionada.

a) 1- predicado verbal, 2- predicado nominal, 3- predicado verbo-nominal
b) 1- predicado nominal, 2- predicado verbal, 3- predicado verbo-nominal
c) 1- predicado verbo-nominal, 2- predicado verbal, 3- predicado nominal
d) 1- predicado verbo-nominal, 2- predicado verbal, 3- predicado verbal
e) 1- predicado nominal, 2- predicado verbal, 3- predicado verbo-nominal

9- No período:
“As águias e os astros amam esta região azul, vivem nesta região azul, palpitam nesta região azul.”
Temos:
a)  Um predicado verbal e dois verbo-nominais, havendo nos dois últimos, o complemento predicativo do objeto.

b) Três predicados verbais, sendo que, no primeiro, o complemento é o
objeto direto, e, nos dois últimos, o objeto indireto.

c) Três predicados verbo-nominais, havendo, no último, o complemento

predicativo do sujeito.
d) Três predicados verbais, havendo, em apenas um deles, o complemento objeto direto.
e) Três predicados verbais formados por verbos intransitivos.

10- “O sol entra cada dia mais tarde, pálido, fraco, oblíquo”, “O sol brilhou um pouquinho pela manhã.”. Pela ordem, os predicados das orações classificam-se como:

a) Nominal e verbo-nominal
b) Verbal e nominal
c) Verbal e verbo-nominal
d) Verbo-nominal e nominal
e) Verbo-nominal e verbal

11- I. Pedro está adoentado.
      II. Pedro está no hospital.

a)  O predicado é verbal em I e II.
b) O predicado é nominal em I e II.
c) O predicado é verbo-nominal em I e II.
d) O predicado é verbal em I e nominal em II.
e) O predicado é nominal em I e verbal em II.

12- Assinale uma das alternativas em que aparece um predicado verbo-nominal:

a) Os viajantes chegaram cedo ao destino.
b) Demitiram o secretário da instituição.
c) Nomearam as novas ruas da cidade.
d) Compareceram todos atrasados à reunião.
e) Estava irritado com as brincadeiras.

13- “Na manhã seguinte, desci um pouco amargurado, outro pouco satisfeito.” Indique a alternativa que contém o predicado do mesmo tipo que o do período acima.

a) Esta injúria merecia ser lavada com o sangue dos inimigos.
b) Na tarde de uma segunda-feira, anunciei-lhe um pouco da minha tristeza,
outro pouco da minha satisfação.
c) Recebeu convicto e com certa afeição as verdades do filósofo.
d) Mas eu era moço à semelhança do meu tio Neves.
e) Naqueles dias eram tantos os castelos e sonhos esboroados…

14- Assinale a alternativa correspondente ao período onde há predicativo do sujeito:

a) Como o povo anda tristonho!
b) Agradou ao chefe o novo funcionário.
c) Ele nos garantiu que viria.
d) No Rio não faltam diversões.
e) O aluno ficou sabendo hoje cedo de sua aprovação.

15- Em uma das alternativas seguintes, o predicativo inicia o período. Assinale-a:

a) A dificílima viagem será realizada pelo homem.
b) Em suas próprias inexploradas entranhas descobrirá a alegria de conviver.
c) Humanizado tornou-se o sol com a presença humana.
d) Depois da dificílima viagem, o homem ficará satisfeito?
e) O homem procura a si mesmo nas viagens a outros mundos.

16- Assinale a alternativa em que aprece predicado verbo-nominal:

a) A chuva permanecia calma.
b) A tempestade assustou os habitantes da vila.
c) Paulo ficou satisfeito.
d) Os meninos saíram do cinema calados.
e) Os alunos estavam preocupados.

17- O professor entrou apressado.

O destaque indica:
a) Predicado nominal
b) Predicado verbo-nominal
c) Predicado verbal
d) Adjunto adverbial
e) N.d.a

18- Na oração: “A inspiração é fugaz, violenta”, podemos afirmar que o predicado é:

a) Verbo-nominal, porque o verbo é de ligação e vem seguido de dois predicativos.
b) Nominal, porque o verbo é de ligação.
c) Verbal porque o verbo é de ligação e são atribuídas duas caracterizações
ao sujeito.
d) Verbo-nominal, porque o verbo é de ligação e vem seguido de dois
advérbios de modo.
e) Nominal, porque o verbo tem sua significação completada por dois nomes que funcionam como adjuntos adnominais.

19- Nas orações: A pesquisa da Mac Can reserva ainda uma surpresa” e “…os jovens estão mais ágeis”, temos, respectivamente:

a) Predicado verbo-nominal e predicado verbal
b) Predicado verbal e predicado verbo-nominal
c) Predicado verbal e predicado nominal
e) Predicado verbal e predicado verbal



Texto:

Planeta Água

Guilherme Arantes

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...  
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...   
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...   
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...  
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra Pro fundo da terra...  
Terra! Planeta Água

Terra! Planeta Água Terra! Planeta Água...(2x)  

Texto:
Planeta Água
Guilherme Arantes

Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...  
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...   
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...   
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...  
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra Pro fundo da terra...  
Terra! Planeta Água

Terra! Planeta Água Terra! Planeta Água...(2x)  

Após a audição da música – Planeta água , respondam às questões seguinte:

1. Nessa canção, Guilherme Arantes, descreve o percurso realizado pelas águas. 

a. Qual é o verbo que indica o início desse percurso? 
b. Qual verbo indica o seu final? 

2.a.  Retire do texto os verbos que indicam ação. _________________________________________

b. Qual é o sujeito desses verbos?

3. Aponte o complemento dos verbos seguintes: abre, faz, levam, banham, matam, movem, encharcam e evapora.

4. O sujeito é o termo que estabelece com o verbo uma relação de concordância.
Exemplifique a afirmação acima com frases retiradas do texto.

5. Compare os verbos nas frases:
Águas que caem das pedras...; dormem no leito dos lagos;  vai-se pro céu... Água que nasce na fonte...; voltam pro fundo da terra...
a. Qual desse verbos já traz em si a informação a ser dada, isto é, não necessita de outras para lhe completar o sentido?
b. Quais são os verbos que, apesar de  conterem em si a informação a ser dada, são acompanhados de  expressões circunstanciais  indispensáveis à construção do sentido veiculado no contexto?

6. Observe os verbos presentes nas três primeiras estrofes da canção.
a. São verbos significativos ou de ligação?
b. Qual o tipo de predicado presentes nessas estrofes?
c. Considerando que:
- O predicado verbal indica a ação realizada pelo sujeito da oração 
- O predicado nominal indica características do sujeito, como qualidade e estado.

 Responda: por que há esse único tipo de predicado nessas estrofes?

7. Os verbos também  contribuem para expressar estado. Observe o verso abaixo.  Veja que ao suprimir o verbo de ligação  a informação não foi alterada.

 Gotas de água da chuva são lágrimas da inundação. Gotas de água da chuva: lágrimas da inundação.

a. Reescreva a última frase da canção, substituindo a vírgula  por um verbo.
b. Qual verbo você usou para reescrever o último verso da questão?
c. Como se classifica o predicado da frase reescrita? Por quê?

8. Você concorda com a indicação do autor de que o nome do planeta  poderia ser  Água?
Justifique.


65 comentários:

  1. Gostei demais dos exercícios! Posso ter as respostas para conferir e tirar as dúvidas? Meu nome é Geraldo. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito poderia mandar as respostas para eu conferir

      Excluir
  2. obrigada me ajudou muito para as provas!

    ResponderExcluir
  3. adorei , gostei muito vou usar para a prova. obrigada

    ResponderExcluir
  4. Olá! poderia me enviar o gabarito? Obrigada! carinelansky@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá! poderia me enviar o gabarito? Obrigada! carinelansky@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. oi! Adorei, poderia me enviar o gabarito? obrigada, lianefaccienda@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde!! Adorei as questões. Será que poderia me enviar o gabarito?? Obrigada.

      Excluir
  7. Olá! Por favor, poderia enviar-me o gabarito desta atividade? Meu e-mail é ma-sam2308@hotmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. envia o gabarito por favor....ditinha25@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. excelente atividades, se puder me envie o gabarito daniela_reissantana@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. gostaria do gabarito para poder estudar com meu neto.

    mvgallea@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Ótimos poderia enviar o gabarito? celianapv@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, gostei muito, vou usar em minhas aulas. Poderia enviar o gabarito para andreiaangell@hotmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Olá, gostei muito, vou usar em minhas aulas. Poderia enviar o gabarito para andreiaangell@hotmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  14. excelentes atividades, se puder me envie o gabarito flaviocouto@outlook.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá Estou tentando ajudar a meu filho com este assunto. Ele terá prova e precisa recuperar a nota os exercicios esão otimos, poderia me enviar o gabarito? lorenamarcia4@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Amei,por favor me envia o gabarito . grececristinas@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Estou estudando e gostaria de obter as respostas para simples conferencia. Meu e-mail: glacymguimaraes@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Estou estudando e gostaria de obter as respostas para simples conferencia. Meu e-mail: glacymguimaraes@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. por favor poderia me mandar o gabarito pois estou estudando com meu filho. guilhermepazcoutinho@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. por favor uma mãe aflita ..preciso do gabarito ..não sou da área de português ..sou mãe e estou tentando ajudar estudando com meu filho o e-mail está no nome dele mas tb tenho o meu que pouco uso jaquelinealvespaz@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. por favor uma mãe aflita ..preciso do gabarito ..não sou da área de português ..sou mãe e estou tentando ajudar estudando com meu filho o e-mail está no nome dele mas tb tenho o meu que pouco uso jaquelinealvespaz@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. por favor poderia me mandar o gabarito pois estou estudando com meu filho. guilhermepazcoutinho@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Vocês querem o gabarito de todas as questões ou alguma específica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Otima a atividade, ME ENVIE O GABARITO. POR FAVOR
      flaviaa422@gmail.com

      Excluir
  24. Vocês querem o gabarito de todas as questões ou alguma específica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, de todas! Você poderia postar no site? Todos querem!

      Excluir
  25. GOSTARIA DO GABARITO DE TODAS AS QUESTÕES PARA ONTEM . É POSSÍVEL?
    MEU EMAIL É vesouza3@gmail.com AGRADEÇO DESDE JÁ.
    VENÂNCIA MOREIRA

    ResponderExcluir
  26. Gostei muito dos exercícios preciso do gabarito estou tentando muito ajudar meu filho obrigada vivianedeasis_psi31@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Bom dia adorei os exercícios poderia mandar o gabarito meu mail prof.aparecidasouza@gmail.com.

    ResponderExcluir
  28. Gostei muito! Poderia me enviar o gabarito tb?
    tathy_fernandes@hotmail.com

    Obrigada! Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Olá! Poderia me mandar o gabarito? yjuhfyt@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Gostei!! Poderia me enviar o gabarito de todas as questões, por favor? ( dite2014@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  31. Gostei!! Poderia me enviar o gabarito de todas as questões, por favor? ( dite2014@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  32. Poderia me encaminhar o gabarito das questões? nmgandra@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  33. Poderia me encaminhar o gabarito das questões? vanuzavsp@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. Boa noite, gostaria de receber o gabarito para ajudar minha sobrinha nas questões,poderia me enviar?

    ResponderExcluir
  35. òtimas questões! Poderia enviar o gabarito? paolasouza089@gmail.com

    ResponderExcluir
  36. Olá.
    poderia me enviaro gabarito, por favor? mirna.buccini@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Ótimo! Poderia me enviar o gabarito? Meu email:robertocostarc5@gmail.com

    ResponderExcluir
  38. Ótimo! Poderia me enviar o gabarito? Meu email:robertocostarc5@gmail.com

    ResponderExcluir
  39. olá, poderia me enviar o gabarito? e-mail: blumeedinara@gmail.com

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. por favor, poderia enviar o gabarito da atividade com a música planeta água de guilherme arantes?obrigado
    email: gm.cervi@gmail.com

    ResponderExcluir
  42. Poderias me enviar o gabarito da atividade da fábula "a cigarra e a formiga?

    ResponderExcluir
  43. por favor mande me o gabarito
    eduardobolduan02@gmail.com

    ResponderExcluir
  44. Alguém conseguiu o gabarito? Pode me enviar? alp.gat@gmail.com

    ResponderExcluir
  45. bom dia queria o gabarito da atividade do planeta água. crisdrumond@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde. se possivel gostaria do gabarito de todas as tarefas postadas.
    leds2005@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. Ótima atividade, gostarei do gabarito. alluapycar@hotmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  48. Olá boa tarde!
    Ótima atividade, gostei muito! Poderia , por gentileza, enviar gabarito?!
    Obrigada!

    ResponderExcluir